domingo, 3 de julho de 2011

NOVO PADRÃO DE PLUGUES E TOMADAS NO BRASIL



A padronização dos plugues e tomadas no Brasil oferece maior segurança aos consumidores, evita a sobrecarga na instalação elétrica e o desperdício de energia na dissipação do calor.
A adoção do novo padrão de plugues e tomadas elétricos no Brasil tem gerado grandes especulações na população brasileira, que associa a mudança aplicada pelo Conmetro (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) com despesas adicionais no faturamento familiar.

Muitos consumidores estão assustados com a nova padronização, por pensar que serão obrigados a trocar todas as tomadas da residência. Essa medida não será necessária, pois os cidadãos não são obrigados a acatar imediatamente as mudanças e sim se adaptar, a medida que as necessidades forem surgindo com a aquisição de um adaptador ou uma nova tomada.


Os novos plugues e tomadas vão substituir mais de oito modelos existente no mercado por plugues de dois modelos: plugues com dois pinos redondos para atender a aparelhos pequenos como eletrodomésticos e com três pinos redondos, sendo um terra, para os equipamentos grandes como refrigerador, máquina de lavar, dentre outros. O pino de aterramento tem a finalidade de dispersar a energia elétrica para evitar choques ou danos aos aparelhos.

A nova mudança normativa tem como foco principal a segurança, pois as tomadas tem formato de poço e sextavada (seis faces) que permite o firme encaixe do plugue, que não permite que os consumidores tome choques elétricos, além de combater o desperdício de energia.

Para quem adquirir eletrodomésticos e eletroportatéis, recentemente, tem a opção de comprar a tomada (R$ 7) ou um adaptador (R$ 10), para isso basta pesquisar em casas de materiais de construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário